Caxoli

quarta-feira, março 15, 2006

Sport Europa e Benfica

Sport Europa e Benfica: uma apresentação recheada de memórias
A apresentação do livro Sport Europa e Benfica escrito pela redacção do Maisfutebol e editado pela Prime Books juntou várias personalidades de épocas distintas do clube da Luz nas competições europeias (veja o vídeo clicando no link imediatamente abaixo dos artigos relacionados).
Nuno Gomes, o único jogador no activo, sentou-se ao lado de José Veiga, o actual homem-forte do futebol encarnado. Atentos folhearam o livro, leram algumas das muitas linhas que estão escritas, comentaram animados alguns dos segredos desvendados e ouviram os elogios de Toni, a quem coube a apresentação do livro.
O antigo médio destacou a importância de Nuno Gomes e José Veiga neste regresso que espera «vitorioso» do Benfica às competições europeias e recordou os tempos em que sem televisão se deliciava com os relatos que a telefonia fazia chegar à aldeia de Mogofores, sua terra natal, enquanto aguardava que às águias chegassem a uma final europeia para poder ver, na televisão do café, esse jogo. Sim, é que naquela altura só as finais tinham direito a ser transmitidas para Portugal e a televisão escasseava na casa maioria das famílias portuguesas.
Toni confessou ainda que quando «era miúdo não era do Benfica» mas, como sublinhou, «34 anos no clube» levaram-no a «viver com paixão a entrega total» o emblema da Luz.
A apresentação do livro Sport Europa e Benfica, que teve lugar na Fnac do Centro Comercial Colombo, foi isso mesmo, um recordar de memórias que podem ser lidas na integra na obra que está à sua disposição e que conta com o depoimento de 59 jogadores/treinadores que viveram por dentro os 269 jogos das águias por essa Europa fora.